História

A Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.) é uma sociedade de economia mista, pessoa jurídica de direito privado, que tem o Governo do Estado do Piauí como acionista majoritário.

Foi criada através das leis estaduais n.º 2.281, de 27 de julho de 1962 e 2.387, de 12 de dezembro de 1962 e tem como objetivo executar a política de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Piauí.

A Agespisa sucedeu o Instituto de Águas e Energia Elétrica (IAEE). A constituição da empresa ocorreu em Assembléia Geral realizada em 28 de janeiro de 1964, quando passou a coordenar e dirigir a aplicação de recursos oriundos do DNOCS, da SUDENE e de empréstimos do BID, para a conclusão da 2ª etapa do projeto do sistema de abastecimento de água de Teresina, iniciado em 1961.

Os órgãos de deliberação superior da Agespisa, definido em seu estatuto social são: Assembléia Geral dos Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria Executiva. As contas da empresa são fiscalizadas por um Conselho Fiscal, pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí e Pela Auditoria Geral do Estado.

Estrutura organizacional


  • Genival Brito de Carvalho, 54 anos, casado, é servidor da Agespisa há mais de 30 anos. É formado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí, com Habilitação em Matemática Financeira. Natural de Piripiri, Genival foi chefe do escritório das cidades de Piripiri, Capitão de Campos, Joaquim Pires e Luzilândia. Assumiu como interventor na Gerência de Parnaíba e nos escritórios de Avelino Lopes, Curimatá, Cristalândia e Corrente. Foi gerente regional de Piripiri, onde teve o comando dos escritórios de 32 cidades da região e cuja experiência o levou mais tarde a assumir a Superintendência Norte. Em 2013, ele assume o seu primeiro mandato como vereador em Piripiri pelo Partido dos Trabalhadores. É diretor-presidente da Agespisa desde dezembro de 2017, quando afastou-se de seu segundo mandato como vereador.

 


  • Formada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), foi servidora concursada do Banco do Brasil por 33 anos, onde ocupou cargos de gerente média e gerente geral de unidades. Possui formação em Noções de Contabilidade, Administração e Controle, Tendências e Cenários da Administração Moderna, Direitos do Consumidor, entre outros. Cursou MBA Executivo em Negócios Financeiros na PUC-Rio e possui Certificação Profissional ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), CPA-20. Assumiu o cargo de diretora Administrativa da Agespisa em janeiro de 2015.

 


  • Engenheiro civil com 40 anos de carreira na Agespisa, José Maria de Carvalho Freitas, 75, é formado pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão (atual Universidade Estadual do Maranhão - UEMA). Com especializações na área de saneamento, José Maria já ocupou diversos cargos na hierarquia da empresa, como gerente de Projetos, assessor da Diretoria de Operações, assessor técnico da Presidência, chefe do Departamento Comercial, chefe da Diretoria de Obras, chefe da Divisão de Operações, gerente de Perdas de Água e gerente de Contratos e Programas Especiais. Natural de Piripiri, ocupa o cargo de diretor de Operações desde julho de 2017.

 


  • Natural de Recife-PE, Carlos Augusto Costa de Oliveira, 53 anos, é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Piauí. Tem pós-graduação em Saneamento Ambiental pelo Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos (INBEC) e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), além de Extensão em Desenvolvimento Urbano pela Cesvale-PI. Ingressou na Agespisa em 2008, atuando na gestão de contratos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), elaboração de projetos, suporte técnico em licitações/contratações de obras e projetos, fiscalização e acompanhamento de obras, entre outros. Ocupa o cargo de diretor de Obras e Técnica desde janeiro de 2018.

 


  • Paulo Henrique Parente Lustosa, 53, é servidor da Agespisa há 34 anos. Piauiense, natural de Gilbués, começou na empresa como auxiliar de escritório e nos últimos 15 anos assumiu importantes cargos na diretoria financeira como gerente e superintendente. Formado em Tecnologia em Gestão de Finanças, está cursando atualmente Administração de Empresas pela Cesvale. Assumiu a Diretoria Financeira da Agespisa em maio de 2018.

Missão

A missão da AGESPISA é promover ações de saneamento básico como fator de desenvolvimento e bem estar social, com excelência em serviços.

Visão

Tem como visão ser referência nacional em saneamento básico.

Hino

Agespisa © 2020 - Todos os direitos reservados